2007-03-28

Bandeiras da F1

Quadriculada - É a mais conhecida de todas as bandeiras. É utilizada no final da prova, quando o vencedor cruza a linha de chegada, ou ainda durante sessões de treinos, sendo sempre agitada ao ser mostrada.

Azul - É a mais utilizada em treinos e corridas. Quando é mostrada imóvel, significa que um piloto está prestes a ser alcançado por um carro que está a rodar mas rápido. Ao ser agitada, informa que um piloto foi alcançado por um carro mais rápido e está prestes a ser ultrapassado, devendo facilitar esta manobra. Caso o competidor não cumpra a indicação, pode ser penalizado com uma parada de dez segundos nos boxes. Durante a corrida, também serve para avisar aos que se preparam para sair dos boxes que existe um carro na pista em alta velocidade próximo àquele trecho.

Amarela - Assinala uma situação de perigo, obrigando o piloto a reduzir a velocidade e o proibindo de ultrapassar em toda a zona em que são mostradas bandeiras dessa cor, até que a verde entre em ação.

Amarela com riscas vermelhas - É uma bandeira de aviso para a presença de óleo ou água na pista, sendo ainda utilizada quando a pista começa a ficar molhada pela chuva. Deve ser mostrada durante quatro voltas, a não ser que a situação se normalize rapidamente.

Branca - Agitada, avisa sobre a presença de um carro em marcha muito lenta na área da pista em que a bandeira está sendo mostrada.

Vermelha - É utilizada agitada quando uma sessão de treinos ou a própria corrida for paralisada, obrigando os pilotos a adotarem uma velocidade reduzida e proibindo as ultrapassagens. Em treinos, os competidores devem dirigir-se lentamente para a área dos boxes. Na corrida, precisam se deslocar para o grid, aguardando uma eventual nova partida ou a decisão do encerramento da prova.

Verde - Assinala o final de uma situação de perigo e o regresso à normalidade, voltando a ser permitido fazer ultrapassagens.

Preta - É mostrada em conjunto com um painel com o número do carro a que se destina, e que o obriga a parar nos boxes no final da volta seguinte. Geralmente, é usada para avisar um piloto sobre sua desclassificação, não devendo, portanto, continuar na pista.

Preta com círculo laranja - Também é mostrada em simultâneo com um painel com o número do carro a ser avisado. Informa o piloto de que seu carro tem problemas mecânicos que representam perigo para si ou para os outros competidores. Deve parar nos boxes, podendo regressar à pista logo que a situação seja resolvida.

Preta e branca - Assim como as duas acima, é apresentada junto com uma placa com o número do carro. Só pode ser apresentada uma vez ao piloto na mesma corrida, sendo um aviso de condução anti-desportiva e de risco de penalização ou desclassificação.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial